top of page

Perfume de Nicho

Concentracao

Eduardo Santos

7 de set. de 2021

Nicho é uma palavra muito usada no marketing, traduz o conceito de separar em partes os consumidores de determinado produto. Cada parte tem suas características específicas. Todas as marcas, de algum modo, fazem trabalhos pensando em nichos, separando seus clientes em grupos para oferecer produtos e serviços mais adequados.

 Na perfumaria não é diferente. As marcas produzem produtos para atender um determinado público, ou seja, para agradar uma determinada fatia dos clientes usuários de perfume.

Quando uma empresa trabalha somente com um pequeno grupo, nicho, passa a ser chamada de perfumaria de nicho.

Ao focar em uma fatia menor do mercado, pode-se fazer algo diferente que jamais poderia ser feito para atender milhões de consumidores. Para agradar uma quantidade grande de pessoas as perfumarias conhecidas do mundo procuram atingir um preço definido no produto final, tentam usar produtos conhecidos e também investem muito em embalagens bonitas e marketing pesado. Isso acaba deixando os produtos meio parecidos, quem visita perfumarias percebe isso nos lançamentos.

Com um grupo menor é possível vender em poucos ou em um único lugar e não em milhares de lojas distribuídas pelo mundo. A PARUM, por exemplo, no começo venderá somente em seu site na internet.

Outra coisa que a perfumaria de nicho permite é uma maior utilização da criatividade, pois o perfumista não fica preso aos paradigmas de preço, duração da fixação, cor, embalagem ou qualquer outra forma de limitação. Como as possibilidades são muitas, geralmente a perfumaria de nicho produz em pouca quantidade, para equilibrar os custos, e isso acaba se traduzindo em exclusividade. Usar um perfume de nicho, de uma perfumaria quase desconhecida da grande massa é garantia de usar algo que muito pouca gente usa.

Por serem empresas menores, geralmente as perfumarias de nicho não possuem orçamentos muito grandes para propagandas, muitas casas não fazem propaganda alguma e contam com o “boca a boca” e um bom conceito como divulgação, em compensação os produtos costuma ser equilibrados, diferentes ou exóticos.  Sem os altos gastos da propaganda e da distribuição é possível investir em matérias primas de excelente qualidade, muitas vezes naturais.

A perfumaria de nicho não é nem melhor nem pior que aquela que atende a grande parte da população, é apenas diferente.

O que é bom na perfumaria de nicho é que ela é pessoal, os perfumes geralmente nascem de um momento, de uma história e como os volumes são bem menores, esse momento ou história pode ser contado pelo próprio perfumista ao cliente e o perfume deixa de ser um produto e passa ser um marco.

bottom of page